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quarta-feira, maio 20, 2015

Max Weber, educação e organização social



"Weber argumenta que as escolas com seus aparatos técnicos e métodos educacionais tornam-se um terreno fértil para a propagação e manutenção da burocracia. Portanto, a educação seria o ambiente propício para a formação de homens e mulheres atentos e obedientes à ordem pública e social." (JÚNIOR,2010)

Estamos discutindo a sociologia weberiana e alguns trabalhos serão apresentados. Seguem alguns textos que podem auxiliar no entendimento deste teórico e na relação com a organização escolar, o "chão" da maioria dos alunos atendidos pela Prof. Cassiane. Um exercício importante é analisar as referências bibliográficas dos artigos, tanto para entendimento de sua produção, quanto para cnsultas posteriores dos títulos.

"Burocracia e educação: uma análise a partir de Max Weber" de João Alfredo Júnior.
http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/pensamentoplural/article/viewFile/3659/2995

"Sociedade e Educação em Max Weber" de Ana Souza, Marcelino Fonteles e Oscarina Silva.
http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2002/GT.4/GT4_3_2002.pdf

"Contribuições da teoria sociológica de Max Weber para a educação" de Guilherme Tommaselli e Luis Bezerra
http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/Sumario/2013/downloads/2013/3/45.pdf

"Estratificação social na teoria de Max Weber" de Marcelo Lemos
https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/939564/mod_resource/content/1/weber1.pdf






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